//
you're reading...
Saúde

Ministério da Saúde suspende anti-gripais e descongestionantes nasais com substância suspeita

Ministério da Saúde suspende anti-gripais e descongestionantes nasais com substância suspeita

O Ministério da Saúde através da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, suspendeu por meio da Resolução 96, como medida de segurança sanitária, a fabricação, a distribuição, a comercialização/venda e a dispensação dos medicamentos que contenham em sua fórmula, isolada ou associada, a substância fenilpropanolamina e seus sais componente de alguns medicamentos para tratamento de afecções nasais.

A medida foi tomada depois da ocorrência de graves efeitos colaterais relatados pela Agência Reguladora de Medicamentos e Alimentos dos Estados Unidos (Food and Drugs Administration-FDA) a partir de estudo realizado na Yale University School of Medicine (“Fenilpropanolamina e o risco de acidente vascular cerebral hemorrágico”). O estudo mostrou que a fenilpropanolamina incrementa o risco de ACV hemorrágico: sangramento dentro ou em volta do cérebro, principalmente em mulheres.

Embora o risco fosse muito baixo, o FDA recomendou a não utilização de qualquer produto contendo a substância. No Brasil, a suspensão é preventiva, uma vez que não existem casos relatados A fenilpropanolamina está presente em medicamentos, especialmente nos anti-gripais.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária determinou que as empresas que desejarem manter a marca comercial, poderiam fazê-lo, desde alterassem a fórmula original com exclusão ou substituição da fenilpropanolamina, além de incluir a mensagem “Nova Fórmula” nos textos de bula e nos rótulos. Segunda a agência, grande parte dos produtos já foram adequados à resolução e alguns tiveram seus registros cancelados.

Medicamento
Fabricante
Acolde Pharmakron
Bernadryl dia e noite Warner-Lambert
Ceracol Plus Pharmacia Upjohn
Cloridrato de fenilpropalamina Neoquímica
Contac Smithkline Beecham
Contilen Nature’s Plus
Decongex Plus   Aché
Deltap Instituto Terapêutico Delta
Descon Aventis
Descon AP Aventis
Descon Expectorante Aventis
Dimetapp Wyeth-Whitehall
Dimetapp Expectorante Wyeth-Whitehall
Desfenil Sankyo
Naldecon Bristol Bristol-Myers
Naldex Neoquímica
Nasaliv União Química
Ornatrol Espansule Enila
Rhinex AP Monsanto
Rinarin Expectorante Farmasa
Sanagripe Jarrel
Sinutab Aché

Quem utilizar algum dos medicamentos da lista acima deve procurar seu médico para outras orientações.

Mais informações:
www.anvisa.gov.br
www.anvisagov.br/divulga/informes/fenilrpropalamina.htm

……

400 mil pessoas morrem por ano
no Brasil de doenças do coração

Doenças do coração são a causa de cerca de 400 mil mortes por ano no Brasil, segundo os participantes do XXIII Congresso Norte/Nordeste de Cardiologia. De acordo com os médicos, as principais causas são maus hábitos alimentares e vícios como tabagismo e o alcoolismo.

Segundo as estatísticas mais recentes, 20 milhões de brasileiros são hipertensos e 8 milhões, aproximadamente, sofrem de diabetes. Os cardiologistas informaram que existe um bilhão de fumantes e um bilhão de obesos, dados que consideram preocupantes e que estimulam a busca de novas tecnologias.

O presidente do Congresso de Cardiologia, José Xavier de Melo Filho, informou que, além dos temas alcoolismo e tabagismo, foram abordados a prevenção de dores cardiovasculares, colesterol alto, novas terapêuticas e o lançamento de novas drogas contra as doenças cardiácas.

Fonte: Agência Brasil

http://www.sintrafesc.org.br/diadia_saude_junho2.php

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

HELOISE-エロイゼ

E-mail: admheloise@hotmail.com

Tel: 0XX5521 - 82442934

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1 outro assinante